13 dezembro 2017


Feminicídio

| | Comentários: 3

Olá, estrelas tudo bom?
Como tratamos de temas variados,hoje vamos falar sobre o feminicídio,algo que infelizmente tem crescido muito, infelizmente!

_Mas o que seria Feminicídio? 
_Quem empregou esse nome?

Feminicído-São Mortes de mulheres por motivos de gênero ou seja razões de condições  do sexo feminino.
A palavra  feminicidio, é atribuída a Diana Russel, sociológa e feminista que o empregou pela primeira vez para assim definir o assassinato de mulheres nas mãos de homens por serem mulheres (PONCE,2011.P.108).
Atualmente a pena para esse tipo de crime é reclusão de 12 a 30 anos, antes o feminicídio era punido de forma comum como se fosse homicídio.
Mas o que seria "razão de gênero?
De acordo com a Dr.Flávia do no site Jus Brasil considera-se que há razões de condições do sexo feminino quando o crime envolve ,violência doméstica e familiar e menosprezo e descriminação à condição de mulher.
Muitas pessoas criticam por achar que o Estado com isso insulta a dignidade do homem porém nomear o problema foi uma forma de tentar chamar atenção tornando visível  proporcionando uma  conscientização mais intensa diante do grave problema.

Agora veremos as condições estruturais das mortes violentas de mulheres por razões de gênero de acordo com Diretrizes Nacionais Feminicídio/2016.

  • Ordem Patriarcal: desigualdade estrutural de poder que inferioriza e subordina as mulheres aos homens.
  • Violência sexista: o sexo das vítimas é determinante para sua ocorrência.  
  • São mortes evitáveis: o emprego de violência e a intencionalidade do gesto reforçam seu caráter de desprezo pela mulher e pelos papéis sociais que lhe são atribuídos. 
  • Fenômeno social e cultural: não são casos isolados ou episódios, mas inseridos em um contínuo de violência que limita o desenvolvimento livre e saudável de meninas e mulheres.
Aqui em São Luís -MA existem grupos engajados afim de lutar em prol desta e causa e o PEN Partido Ecológico Nacional  convida você para fazer parte desta luta veja o vídeo abaixo onde a vereadora Concita Pinto fala um pouco desta luta.


  Se você é da qui da nossa cidade São Luís MA  você poderá se filiar-se ao grupo na Rua 24 de outubro n°55 Monte Castelo horário de funcionamento de segunda a sexta de 8 as 12 horas, outras localidades é só ligar (98)32665151.
Junte-se conosco nessa luta a favor da mulher neste projeto também trabalha a favor da sustentabilidade,inclusão social,economia,cultura e vida.

Abraço e até a próxima.

Gostou? Compartilhe!


3 comentários:

  1. com o aumento da impunidade por causa de nossas leis fracas, por causa da falta de educação e da cultura do respeito que vem sendo perdida, tudo isso também influencia para que esse tipo de violência seja cada vez mais recorrente

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa, esse tema devia ser abordado sempre!

    ResponderExcluir