14 fevereiro 2016


Zica Vírus

| | Comentários: 2

✩De acordo com estudos atuais o Zica Vírus é causada pela picada do  mosquito Aedes aegypti

✩ O que é Zica Vírus?
É uma infecção causada por um vírus chamado Zika

✩ Mas o que seria Vírus?
A palavra vírus é originária do latim e significa toxina ou veneno. O vírus é um organismo biológico com grande capacidade de multiplicação, utilizando para isso a estrutura de uma célula hospedeira. É um agente capaz de causar doenças em animais e vegetais.
✩ Em que ano o Zica Vírus teve sua primeira aparição e onde?

Em 1947 em macacos da Floresta zica (África) cientista identificaram quando faziam pesquisas sobre febre Amarela,entretanto parte desta floresta está sendo destruída por projetos de infra estrutura.
O que é mais curioso é que apesar de ser batizado como inicial foco de Zica foram confirmados apenas dois casos nessa área em todos esses anos.  
Deixando claro que esse fato ocorre por que os mosquitos oriundos daquele local não costumam picar pessoas iguais os que encontramos aqui no Brasil.
✩ Como o mosquito transmite esse vírus?
Após picar uma pessoa infectada /contaminada  o Aedes aegypti pode transportar o ZIKV durante toda a sua vida

✩Como tratar o Zica Vírus atualmente?

Não há vacina nem tratamento específico para a doença. Segundo informações do Ministério da saúde, os casos devem ser tratados com o uso de paracetamol ou dipirona para controle da febre e da dor. Assim como na dengue, o uso de ácido acetilsalicílico (aspirina) deve ser evitado por causa do risco aumentado de hemorragias.

✩  Relação entre a Zika e a Microcefalia
A relação entre zika e microcefalia foi confirmada pela primeira vez no mundo no fim de novembro pelo Ministério da Saúde brasileiro. A investigação ocorreu depois da constatação de um número muito elevado de casos em regiões que também tinham sido acometidas por casos de zika. 
Mas o que é microcefalia?
em simples palavras porém dolorosas, o bebê pode nascer com a cabeça menor que o padrão contudo Isso não quer dizer, contudo, não podemos afirmar que toda grávida que teve zika terá um bebê com malformação.


✩ Sintomas
  Começam de 3 a 12 dias após a picada do mosquito.
  • Febre baixa (entre 37,8 e 38,5 graus)
  • Dor nas articulações (artralgia), mais frequentemente nas articulações das mãos e pés, com possível inchaço
  • Dor muscular (mialgia)
  • Dor de cabeça e atrás dos olhos
  • Erupções cutâneas , acompanhadas de coceira. Podem afetar o rosto, o tronco e alcançar membros periféricos, como mãos e pés.
 ✩ Pode haver contágio do Zika através da Relação sexual?

Já há duas suspeitas de contágio por transmissão sexual. Ainda não se sabe, contudo, por quanto tempo ele possa ficar lá. 

✩Observações:
  • Por ser um vírus versátil ou seja que é propenso a mudar ou é sujeito a mudança; inconstante, mutável, volúvel fica difícil criar uma vacina para eliminação da doença responsável por esta epidemia global.  
  • Há apenas indicações iniciais da presença do vírus em outros fluidos do corpo, como o sêmen, a saliva e a urina.  
  •  Qualquer pessoa que tenha tido zika precisa procurar atendimento médico rápido se, de 1 a 4 semanas depois da zika, começar a sentir dor, formigamento ou fraqueza nos pés e pernas.
  • Conforme a síndrome progride, a fraqueza muscular pode evoluir para paralisia, podendo haver grande dificuldade em caminhar ou subir escadas. É preciso fazer tratamento no hospital. 
 Então o que nos resta é declaramos guerra contra esse mosquito eliminando-o e evitando-o da forma que todos já sabem:


Aqui em São Luís MA foi lançada a seguinte campanha:
 
Vamos Fazer nossa parte?
 

Gostou? Compartilhe!


2 comentários:

  1. Amei esse post! O meu vai sair dia 1º de março. Um bjo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu post, informativo desde da origem até nos dias atuais! Bjos
    http://isaberenice.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir